meu lugar

meu lugar
meu esconderijo

sábado, 26 de setembro de 2009

A Ilha da Fantasia virou bizarria!!!

Houve numa época distante, há muitos e muitos anos, num reino hoje também distante, a idéia de que viver na praia, local bonito e de gente despojada era o máximo. Seus habitantes até agora tem a idéia de que são melhores e mais felizes do que os moradores do resto do mundo...
Nesse reino há um belo e extenso jardim, alardeado como recebedor de prêmios por ser tão lindo e majestoso. Pessoas não devem tomar sol em seus gramados e crianças não podem dar cambalhotas no seu perímetro... ele é tão lindo na sua redoma quanto esta ilha!
`As vezes, alguns desavisados saem dos limites da ilha e vasculham o mundo. Normalmente se surpreendem pela beleza do céu azul e alto que domina nas outras paragens. Os jardins longe da ilha são infestados de mesas para picnics e lugares para deitar. As crianças correm e brincam sem parar em gramados não premiados.
Mas o assunto não era o jardim.
Em uma visita feita à ilha, um de seus filhos pródigos pensou em passar um dia relaxante à beira-mar. Acordou cedo e quis ir caminhar na praia, pois nos aposentos onde se encontrava não poderia fumar seu velho cachimbo paiacã (Mesmo estando sozinho e fechado, o bicho da alma e rosto feios não permite esse tipo de coisa).
Se preparou e ao sair na rua se deparou com o grande feitor, ex-prefeito e agora ex-bigodudo, dono da cidade, e de fazendas, e de empresas e sabe-se lá mais do que, sorrindo e acenando para todos. Os habitantes da ilha adoram suas autoridades e se sentem muito importantes quando recebem um aceno assim. Para o visitante, nesse momento forasteiro, um frio na espinha foi a sensação mais clara. " -Ai! Será que o Sr. Bigode vai sorrir para mim? Demorei dois anos para sarar da azia que seu último sorriso me causou....".
Sentou-se na beira do mar e acendeu seu cachimbo, mas não deu nem a primeira baforada, pois na ilha, apesar do mar, sempre chove. A maioria dos seus dias são cinzentos. Desistiu! Foi buscar o carro e tentar fumar seu cachimbo passeando pela orla (tão majestosa quanto o jardim)!
Trânsito, tráfego intenso... na ilha todos têm carro, apesar de plana e pequena, ninguém gosta de andar...
Foram cachimbadas amargas... Não reabasteceu o tambor do cachimbo. Foi embora deixando prá trás jardim, praia, tucanos e bigodes!!!